Internal Branding: como o RH pode enfrentar a  CORRUPÇÃO e o FAVORECIMENTO no trabalho.

Internal Branding: como o RH pode enfrentar a CORRUPÇÃO e o FAVORECIMENTO no trabalho.

Por Videomensagens BBI      22/07/2019 16:00:14    

Muitas empresas sofrem as consequências da Corrupção e do Favorecimento. Trata-se de uma questão ÉTICA que afeta negativamente o ambiente de trabalho, com resultados que podem até quebrar a empresa, gerando perdas para acionistas, diretores, funcionários, clientes e para a economia como um todo. Os RHs, os Diretores, CEOs e Gestores em geral sabem disso e lutam contra esse mal. Alguns estudiosos afirmam que isso é ESTRUTURAL e SISTÊMICO. Outros dizem que é inerente às PESSOAS, que é HUMANO, algo da Educação MORAL ou da falta dela. E há ainda alguns que dizem ser algo CULTURAL, só do brasileiro... Deixando de lado essas suposições, o  fato é que o problema existe e é grave. E para lidar com ele de modo apropriado é preciso que CADA FUNCIONÁRIO - incluindo gestores e colaboradores - precisa ser envolvido, conscientizado e influenciado o tempo todo “para não cair nessa tentação”. Infelizmente, muitas empresas achavam o tema polêmico e preferiam  NÃO TOCAR NO ASSUNTO com seus funcionários, como se “não tocar no nome da coisa”  fosse resolver o problema. Felizmente essa postura vem mudando e muitas empresas já se manifestam sobre esses temas.

Problemas ÉTICOS podem abranger - além da Corrupção e Favorecimento - itens como Violência, Assédio Moral, Assédio Sexual, Furto, Preconceito, Discriminação Racial, entre outros.  Todos esses temas ligados à ÉTICA são abordados com leveza e cuidado nas VIDEOMENSAGENS BBI, um Programa de vídeos educativos criados para ajudar o RH e as empresas no processo de Educação, Motivação e Engajamento dos Funcionários.  São vídeos com os mais váriados assuntos agrupados em quatro grandes categorias ou temas: 1-ÉTICA NOS NEGÓCIOS, 2- AMBIENTE DE TRABALHO, 3- ATITUDES E COMPORTAMENTOS e 4- CRESCIMENTO PESSOAL.

Trata-se de um Programa que foi criado para ajudar a empresa na “interminável tarefa de MELHORAR o clima e a qualidade do ambiente de trabalho” bem como na “nobre tarefa de lapidar os seus preciosos recursos humanos, dos diretores ao office-boy”. Pessoas podem ser encaradas como PROBLEMAS PARA A EMPRESA ou como SOLUÇÃO PARA A MELHORIA DOS RESULTADOS e MELHORIA DO VALOR GERAL DA EMPRESA. Gente pode ser criadora de ATIVOS ou pode virar  geradora de PASSIVOS, dependendo apenas de como a empresa as envolve e de como as desenvolve. 

As Videomensagens são como sementes que, uma vez plantadas nas cabeças das pessoas, vão germinar e gerar frutos motivadores de bons comportamentos, boas atitudes, engajamento e ótimos resultados. 

Texto de autoria de AUGUSTO NASCIMENTO, diretor da BBI, www.augustonascimento.com.br