Internal branding: falta de MOTIVAÇÃO e  baixo nível de ENGAJAMENTO  das pessoas?

Internal branding: falta de MOTIVAÇÃO e baixo nível de ENGAJAMENTO das pessoas?

Por Videomensagens BBI      22/07/2019 15:18:01    

Você que é gestor ou líder (de qualquer área, setor, departamento...) certamente já faz coisas para melhorar a motivação e a produtividade de pessoas de sua empresa. Todo gestor faz isso ao longo do ano de trabalho. E cada ano é uma nova maratona, com perspectivas novas e metas desafiadoras a enfrentar. Nem sempre a situação econômica é favorável, mas a empresa precisa das pessoas para fazer o trabalho e obter os resultados expressos nas metas a atingir. 

E reconheçamos: o desafio específico dos gestores da área de RECURSOS HUMANOS é gigantesco, já que são responsabilizados pelo CLIMA INTERNO mas não gerenciam as pessoas diretamente. Eles então precisam contribuir com os diretores e gestores de todas as outras áreas na grande tarefa de MOTIVAR e INCENTIVAR os colaboradores da empresa:  ENGAJÁ-LOS na Missão, no Propósito, nas Tarefas, nas Metas e Resultados a serem atingidos a cada mês .Uma das maiores dificuldades é que, com o passar do tempo a motivação naturalmente tende a cair, sendo então necessário realimentá-la.

Algumas empresas buscam a solução com Treinamento e Eventos Internos, com Comunicação Interna e Endomarketing, com Campanhas de Incentivos e outras ferramentas. Mas nem todos os Gestores de RH consideram essas soluções suficientes para resolver os problemas. O fato é que MOTIVAR e ENGAJAR requer ATUAÇÃO DIÁRIA, demandando ações REGULARES e não eventuais e esporádicas, pois os colaboradores  perdem o pique é no dia-a-dia, quando ligam a TV e ficam pasmos diante das notícias da economia, da corrupção, da violência nas ruas, dos riscos para si e suas famílias. Eles já saem para trabalhar bombardeados... E quando chegam ao trabalho se deparam com desafios e, à vezes, com mais obstáculos.

As empresas precisam enfrentar isso e a área de RECURSOS HUMANOS precisa estar muito unida com todo o quadro gerencial. Alguns gestores não conseguem soluções e assumem que “isso não é minha responsabilidade”. Mas um grande número de gestores de RH luta bravamente para FAZER ALGUMA COISA porque sentem que É SUA MISSÃO MANTER O CLIMA POSITIVO entre todos os funcionários da empresa.  Esses RHs têm mais um aliado nessa grande luta: podem usar as VIDEOMENSAGENS BBI, que são enviadas SEMANALMENTE para TODO O QUADRO de colaboradores. Elas ajudam a criar um sentimento positivo que pode mudar o dia do colaborador e o destino da empresa. 

Texto de autoria de AUGUSTO NASCIMENTO, diretor da BBI, www.augustonascimento.com.br