Os 10 Vilões da Motivação no Trabalho
Eles afetam a MENTE das pessoas no dia a dia
As Videomensagens BBI combatem os 10 Vilões da Motivação que destroem a Produtividade e o Clima de Trabalho.
Eles atacam a mente do colaborador e fulminam a Motivação no trabalho.
A BBI, em suas pesquisas feitas junto a centenas de colaboradores de empresas, identificou os 10 Principais Vilões que são os destruidores da Motivação.
As notícias matinais na TV sobre Política e Economia trazem conflitos e opiniões que frequentemente afetam o humor das pessoas. Mas há notícias ainda mais duras sobre agressões, acidentes, roubos, assassinatos. Isso tudo é parte do que o colaborador vai levar para o trabalho.
Nada afeta mais a mente de um colaborador que um problema de saúde dele ou dela, da esposa ou marido, de um filho, ou mesmo um problema com o bicho de estimação. Além de causar absenteísmo, a tensão e a angústia causada pelo problema ocupa a mente afetando seu rendimento.
Muito mais comum do que se imagina, os funcionários das empresas podem ter eventualmente dificuldade para pagar suas despesas. Podem vir a ter Dívidas atrasadas e boletos se acumulando sem os recursos para quitá-los. Se ele ou ela não vê uma saída para a situação a tensão cresce.
Atritos no Trajeto para o Trabalho
Dirigir para o trabalho exige atenção e pode gerar muita tensão: lentidão, fechadas e até pequenos acidentes podem comprometer o humor de alguém e tomar tempo por dias. Andar de ônibus ou metrô também pode envolver situações de stress: esbarrões, empurrões, insinuações e até assédio...
Muitas pessoas já chegam ao trabalho meio cansadas, meio atrasadas e vão direto para suas mesas ou para seus postos de trabalho, pois têm muitas coisas a fazer. Nesse ambiente de estresse e pressa, quase não têm tempo para cumprimentar os colegas...
O resultado disso é descaso, distanciamento e um ambiente pesado e sem interação.
A Linguagem “NÓS x ELES” utilizada por pessoas muito competitivas e agressivas no ambiente de trabalho cria situações de antagonismo, de separação entre setores, departamentos e até níveis. Nós x Eles opõe líderes x liderados, mais velhos x mais jovens, homens x mulheres; cria abismos, atritos e preconceitos impedindo colaboração.
O colaborador espera contribuir e ser valorizado. A empresa e a chefia estão contando com o colaborador para que ele realize ou execute determinadas tarefas e, muitas vezes, até mesmo de determinado modo. Em pouco tempo essa Divergência entre expectativas faz o colaborador “ficar na dele” evitando expor-se.
A maioria das empresas promove treinamento, mas será que tem sido o suficiente? Treinamento insuficiente dos profissionais e das pessoas que assumem função de Chefia e Gerência, com pouco preparo, tem sido um grande Vilão. Os colaboradores ou liderados ficam sem orientação clara, sem direcionamento e até mesmo sem feedback.
As empresas contratam engenheiros com formação em engenharia, contratam administradores com formação em administração. Mas sejamos sinceros: os profissionais recém formados estão preparados? Fato é que lacunas de conhecimentos e falta de domínio de boas práticas vão criar relações conflituosas e tensas de trabalho, gerando tensões internas.
Cultura nacional Antilucro
Esse é um ponto crucial que as empresas que operam no Brasil precisam trabalhar com seriedade e profundidade.
Existe no Brasil uma cultura nacional contra o lucro.
Isso vem da formação familiar, escolar e até religiosa. Há uma tendência entre os funcionários das empresas de acreditarem que a empresa se preocupa apenas com o seu próprio lucro, sem considerar um bom produto, um bom serviço, uma relação equilibrada com a comunidade e uma visão clara e respeitosa sobre Pessoas, Questões Sociais e Ambientais.
A Revista EXAME, por várias ocasiões, publicou pesquisas mostrando que os consumidores, empregados e até empresários brasileiros tem vergonha do lucro.
Esses são alguns dos Fatores DESMOTIVANTES e DESTRUTIVOS do clima de trabalho que as Videomensagens BBI combatem semanalmente.
VIDEOMENSAGENS BBI: sementes positivas para combater os Vilões do Engajamento.
Para Educar, Motivar, Sensibilizar e Engajar todas as pessoas da sua empresa, todas as semanas, o ano todo.
Videomensagens BBI
Para todos os funcionários da empresa, do porteiro ao presidente, podendo incluir temporários e terceirizados.
Todo Colaborador recebe em seu celular um vídeo, com cerca de 30 a 45 segundos, toda segunda feira de manhã, durante 12, 24 meses ou mais.